Com a popularização da internet e a produção de hardwares e softwares com tecnologia avançada, um novo conceito chegou para tornar a mobilidade computacional ainda mais interessante: a internet das coisas – equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e dispositivos mobiles poderão se conectar à internet e gerar funcionalidades que facilitam o dia a dia dos usuários.

Segundo um estudo do instituto de pesquisas Business Insider Intelligence, cerca de nove bilhões de equipamentos estarão conectados à internet das coisas até 2018. Esse número equivale a todos os smartphones, tablets, dispositivos vestíveis, smart TVs e computadores pessoais.

De acordo com esse relatório, os setores de propaganda e marketing são os que mais podem se beneficiar desse conceito inovador, com painéis e outdoors conectados e acesso prático as informações por meio de dispositivos móveis.

Além disso, tudo estará conectado às mídias sociais e aos novos meios de comunicação. A Apple, por exemplo, firmou parceria com a Nike para instalar chips em tênis de corridas, tecnologia capaz de monitorar os exercícios físicos e possibilitar interações com as redes sociais.

Outro exemplo é o cartão de memória wireless desenvolvido pela Eye-Fi que se conecta por Wi-Fi. Com ele, o usuário pode fazer backup de suas imagens e vídeos em uma conta privada e compartilhar arquivos no Facebook, Twitter, Google + etc.

No entanto, para que as novas tecnologias funcionem com qualidade e se tornem uma realidade em todo o mundo será necessário proteger os equipamentos de vírus, garantir a segurança dos dados e reduzir os custos de operação. A ideia é que cada vez mais empresas sejam capazes de investir no desenvolvimento de produtos que facilitem a vida dos usuários.

A aplicação do conceito de internet das coisas também exigirá um desenvolvimento da rede de internet em países como o Brasil, que possibilite o acesso à banda larga de qualidade em todas as cidades por um preço acessível.

Uma coisa é certa: precisamos aprimorar cada vez mais as novas tecnologias para que tornem o nosso cotidiano ainda mais prático.