Quem nunca enviou um scrap, disputou o topo dos depoimentos de um amigo, participou de uma comunidade com a qual se identificava muito ou se divertiu com os jogos que viraram febre na rede?

Tudo isso foi possível graças ao Orkut, que entrou no ar em 24 de janeiro de 2004, época em que o acesso à internet era restrito e apenas 12,2% dos domicílios brasileiros possuíam essa tecnologia. Ele foi criado pelo engenheiro de projetos chefe do Google, Orkut Büyükkokten, e tinha como objetivo ajudar os integrantes a conhecer pessoas e manter relacionamentos.

Até hoje nenhuma rede social conseguiu reunir as peculiaridades dessa mídia social. Nos primeiros dias, por exemplo, só as pessoas que recebessem um convite, enviado por e-mail pelo próprio Google tinham permissão para criar seu perfil. Depois de algumas semanas, os usuários receberam o direito de enviar 10 convites aos amigos. Essa estratégia despertou a curiosidade geral e fez com que o Orkut ganhasse o status de “exclusividade”.

Além disso, a possibilidade de criar e manter contato com pessoas distantes tornou o site o responsável por conectar milhões de pessoas na web até 2011. Durante sete anos consecutivos, foi líder do segmento no Brasil e reuniu 32 milhões de usuários ativos.

Quer relembrar o passado da rede social? Vem com a gente!

 

Visitas recentes

Apesar de ser opcional, o Orkut permitia que cada usuário soubesse quem visitou seu perfil recentemente, recurso que fez muito sucesso entre os internautas.
 

Comunidades

Com certeza, um dos recursos que os usuários mais sentirão falta. Na rede, existiam mais de 46 milhões de comunidades, entre essas mais de 40 milhões foram criadas por brasileiros.

Em 19 de janeiro de 2004, mesmo antes da estreia da rede social, já existia a primeira comunidade, a da Universidade de Stanford, criada pelo próprio Orkut Büyükkökten.

A maior comunidade do Orkut em 2009 era a famosa “Eu Odeio Acordar Cedo”, que tinha seis milhões de membros.


Foto: Uol

A maioria das comunidades tinha temas de pouca relevância, mas que traduziam acontecimentos cotidianos e situações engraçadas: Te incomodo? Que peeena! (4.288.323 membros), Deus me disse: desce e arrasa (3.537.670 membros), Sou legal, ñ tô te dando mole (1.520.433 membros), Eu nunca terminei uma borracha (613.234 membros), Adoro fazer tic tac na caneta (400.565 membros), Caiu? Não, tava tentando voar (384.609 membros), Eu leio shampoo no banho (161.164 membros), entre outras.


Foto: Veja Abril


Foto: Veja Abril


Foto: Veja Abril


Foto: Uol


Foto: Uol


Foto: Uol


Foto: Uol

Buddy Poke

Um avatar que permitia ao usuário criar um boneco com suas características pessoais. A interação com os amigos também era permitida: podia mandar beijos, abraços de urso, tocar solos de guitarra, andar de bicicleta e muito mais.


Foto: Coisas de Conexões

Colheita Feliz

Os jogos de fazenda viraram uma grande febre na rede. O usuário administrava as moedas para plantar, colher, cuidar de animais e ampliar o tamanho da sua propriedade.


Foto: Tech Tudo

Considerada a preferência nacional, a rede social Orkut ficou ainda mais conhecida em outubro de 2005, quando a música sertaneja “Vou te excluir do meu Orkut”, de Ewerton Assunção liderou as paradas de sucesso e se tornou hit, sendo regravada por Frank Aguiar.

A rede social foi encerrada no dia 30 de setembro, mas com certeza já deixou muita gente com saudades. Um tempo bom,
que não volta nunca mais!

 

E você, o que mais curtia no Orkut? Conta para gente!