Quem conhece um pouco de marketing na web, com certeza já ouviu falar do Google AdWords.
Ele é o principal serviço de publicidade do gigante Google. Em linhas gerais, a ferramenta serve para aplicar, promover e gerenciar as propagandas de uma empresa na internet.
Quando clicados, os anúncios – ou links patrocinados criados com a plataforma – levam o usuário ao site do anunciante, aumentando o tráfego e a visibilidade da marca na web. Se usado com estratégia, é um aliado de peso e gera excelentes resultados físicos e on-line.
Como a plataforma funciona:
Qualquer empresa com presença on-line pode ter uma conta no AdWords, cujo custo funciona pelo sistema de Custo Por Clique (CPC). O anunciante investe um determinado valor no serviço, mas só paga por ele cada vez que o anúncio é clicado por um usuário.
Cada clique possui um preço estabelecido de acordo com a palavra-chave ou keyword. Quanto mais a palavra for procurada nos buscadores e mais empresas tiverem interesse na keyword, mais cara ela fica.
O formato CPC funciona como um leilão, no qual as empresas que dão os maiores lances pelo clique – que deve ser de 1 centavo a mais que o lance anterior – conquistam os melhores lugares nas páginas.
Tipos de anúncio:
Nos buscadores como o Google, os anúncios são em formato de texto e ocupam o topo dos resultados ou a lateral da página – áreas de grande visibilidade.
Além dos sites de busca, as propagandas deste segmento – que leva o nome Rede de Pesquisa – também podem aparecer em canais parceiros do Google (websites, portais, fóruns) que se relacionam à palavra-chave.
Aqueles anúncios no formato de imagem ou vídeo fazem parte de outro segmento: a Rede de Display, que consiste em banners publicitários exclusivamente veiculados nos espaços afiliados, que permitem as propagandas em suas páginas.
A plataforma também conta com o segmento YouTube. Sabe aquele anúncio que aparece antes de começar um vídeo? Ele também advém do Google AdWords – assim como todos os outros banners de publicidade que existem na página de vídeos na internet.
Os principais benefícios da ferramenta:
De acordo com o diretor de tecnologia da Agência Sawi, Rafael Lopes Pini, entre os diversos benefícios da ferramenta estão a possibilidade de iniciar a campanha de maneira imediata, além de poder acompanhar os resultados do investimento a qualquer momento.
“Com objetivos bem definidos, conseguimos estabelecer estratégias e acompanhar em tempo real o comportamento dos usuários e o andamento dos anúncios. Isso nos permite conduzir os resultados, focando no que traz maior retorno”, afirma.
A Agência Sawi faz uso da ferramenta com expertise e oferece uma projeção do gasto e do retorno sobre o investimento das empresas que atende. Parceira do Google Brasil, sabe como utilizar seu budget com inteligência e fazê-lo gerar resultados.
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