O budget é um plano base para início de uma atividade produtiva da empresa. Por meio desse plano estratégico, são traçadas as ações, objetivos e produção.

No desenvolvimento do plano de marketing é possível definir o budget, ou seja, estabelecer o investimento com base nos resultados que se deseja alcançar e que serão conquistados em curto, médio e longo prazo. É assim que você protege a sua empresa para que ela não saia perdendo e tenha total controle dos gastos que você dedicou às ações e, é claro, o retorno que você conquistou por meio delas, afinal, isso é fundamental para mensurar os esforços da agência digital responsável pelos serviços contratados.

As etapas necessárias para obter melhores resultados são:

  • Planejar as ações;
  • Traçar os objetivos do projeto;
  • Mensurar os resultados.

Primeiramente a empresa precisa definir quem é o seu público-alvo, avaliar em que mídias eles estão presentes e elaborar como será a comunicação feita nessas mídias para impactar o público-alvo. Tudo isso é feito em conjunto com a agência de marketing digital que será responsável pelo plano de comunicação da sua empresa.

Em seguida, é necessário traçar os objetivos que devem ser claros e coerentes para serem atingidos dentro de cada uma das mídias que foram escolhidas, e por fim decidir como e com quais ferramentas e estratégias serão mensurados os resultados.

Mas lembre-se, planejamento, objetivos e mensuração adequada de cada um dos fatores chaves deve ser algo contínuo ao longo de toda a campanha.

Para muitas empresas ainda é difícil aumentar o budget do marketing digital, simplesmente porque os números não são apresentados com clareza. A solução para isso é simples: métricas.

As métricas fornecem uma visão global da sua estratégia e dos reais resultados que a sua organização está conquistando.

 

Quanto se deve alocar de verba para o Marketing Digital?

A verba para o Marketing Digital é definida de acordo com o resultado que se almeja alcançar – Objetivo X esforço.

Segundo o diretor de tecnologia da Agência Sawi, Rafael Pini, antes de qualquer coisa a empresa precisa ter um planejamento financeiro sólido. Para isso, é importante o gestor ter na ponta do lápis todas as suas entradas (considerando apenas o que é garantido e não flutua) e saídas. Isso deve gerar um gap na ponta positiva e esse é o valor que deverá ser dividido de acordo com as metas da empresa. Hipoteticamente, se o negócio tem como objetivo aumentar sua base de clientes ou lançar um novo produto, faz sentido aumentar o budget de mídia. Já se o negócio pretende abrir um novo escritório faz sentido reduzir o investimento em mídia para acelerar a solidificação.

Depois de determinar quanto está disponível para investimento é importante avaliar o tamanho desse budget, as experiências que já tiveram com outras ações e quais são as melhores possibilidades de atingir o público correto. Também é válido separar parte desse budget para novos experimentos, assim o negócio abre portas para melhores performances, ou seja, ótimos resultados.

E principalmente no cenário do mercado em que a concorrência está acirrada, é de suma importância acompanhar as métricas e dados das campanhas de perto. Isso permite tomar decisões rápidas, tanto para minimizar gastos desnecessários quanto para maximizar o investimento onde existe melhor retorno.

 

Como é possível avaliar o resultado obtido – ROI?

Existem diversas metodologias para calcular o ROI, mas a mais simples é assim:

(Lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Por exemplo, um cliente investe R$ 1.000 em uma ação de Adwords e lucra R$ 5.000. Nesse caso o ROI seria:

(5000 – 1000) / 1000 = 4

Isso significa que para cada R$ 1 que o cliente investiu ele teve um retorno de R$ 4.

Também é comum falar no ROI como uma porcentagem e para isso basta multiplicar o número final da conta apresentada anteriormente por 100. No exemplo acima esse ROI seria de 400%.

 

Algumas tendências de investimento para conquistar um melhor ROI em 2016

O quadro a seguir mostra uma tendência em Marketing de Conteúdo que é visível em grandes marcas, segundo pesquisas da Econsultancy. Neste ano, 73% das organizações demonstram o interesse em investir mais em conteúdo, 60% pretendem aumentar os investimentos em SEO, 56% em marketing de automação, 55% em redes sociais e em e-mail marketing, mostrando que o Inbound Marketing virá ainda mais forte em 2016.

Essas ações colaboram para o aumento de receita das marcas, geram mais oportunidades de negócios, novos clientes e isso é comprovado pelo ROI gerado pelas ações.

gráfico

Ao planejar o investimento de Marketing Digital estamos investindo uma porcentagem do valor dos nossos ganhos para obter novas oportunidades de negócio, gerando maior retorno do investimento (ROI) e, consequentemente, mais receita para a empresa e lucro no bolso.

As ações que mais terão aumento de investimento neste ano são: conteúdo, SEO, marketing de automação, redes sociais, e-mail marketing, ou seja, as ações ligadas ao Marketing de Atração, ou Inbound Marketing.

Essas tendências mostram que estes investimentos estão vindo com mais força e devem ser considerados em seu planejamento de orçamento, pois possibilita gerar retorno positivo do investimento.

Nota-se que os budgets e estratégias de marketing estão se adaptando com a rapidez e inovações do âmbito on-line e cada vez mais as empresas desejam investir em cross-channel.

Quer fazer um cálculo do impacto que o Inbound Marketing pode trazer para a sua empresa? Preencha nosso formulário para obter a Calculadora Projeção de Resultados.

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