Com o avanço da tecnologia e a força das redes sociais, surgem novas profissões a cada dia. Uma delas é o Analista de Mídias Sociais, que apesar de estar entre os 15 profissionais mais procurados do Brasil, muitas pessoas ainda não conhecem e não sabem quais são as tarefas desenvolvidas por esse profissional.

Neste post, vamos esclarecer alguns pontos sobre a profissão, a rotina de trabalho e as principais características que o analista deve ter.

 

O que faz um Analista de Mídias Sociais?
 

O profissional tem a responsabilidade de cuidar do planejamento estratégico da empresa nas redes sociais, produzir conteúdo, cuidar do relacionamento com os usuários e monitorar os resultados das ações online. E, acima de tudo, deve conhecer o planejamento e os objetivos da empresa e levar isso para o meio digital.

Nessa profissão, é preciso entender tanto do ambiente online como do offline. Ter conhecimentos de mídias sociais, marketing em geral, administração e empreendedorismo, são fundamentais para desenvolver um bom trabalho.

A empresa precisa de um conteúdo atualizado e voltado para seu público-alvo e essa tarefa também é responsabilidade do analista de mídias sociais. Ele precisa ser estudioso, ter alta capacidade de leitura, escrita e criatividade, sem falar no excelente domínio do português.

O papel mais delicado dessa profissão é responder aos questionamentos dos usuários, pois todos estão vendo como será o comportamento da empresa. É preciso ter noção de atendimento, bom senso e educação.

E por último, mas não menos importante, monitorar tudo o que acontece de interessante para a empresa no meio digital. Ele também deve gerar e apresentar relatórios com os resultados e retorno sobre investimentos (ROI).

 

Como se tornar um Analista de Mídias Sociais?
 

As empresas procuram por um profissional com uma visão macro, que possa enxergar e se adaptar aos diferentes cenários e propor mudanças estratégicas.  Por esse motivo, a função atrai muitos profissionais das áreas de comunicação, como marketing, jornalismo e publicidade. Ela também recebe profissionais das áreas de administração, história e antropologia, pois depende do segmento de interesse da empresa. Resumindo: é preciso ser um profissional multidisciplinar e qualificado.

 

A importância de ter um profissional qualificado
 

Com um trabalho bem feito, as mídias sociais podem trazer excelentes resultados para as empresas. No mercado, existem vários cases de sucesso que provam o potencial dessas redes.

As empresas estão percebendo como essas ferramentas podem ser usadas a favor de si próprias. Além de fortalecer e divulgar a marca, uma página no Facebook ou um perfil no Twitter pode ser usada também para manter contato com o público, humanizar a marca, monitorar os concorrentes e gerenciar crises.

Um produto com problema ou um atendimento mal feito é rapidamente divulgado na internet, e essas reclamações se espalham com muita rapidez. Se essas situações não estiverem sendo gerenciadas adequadamente por um analista de mídias sociais, a empresa pode ter sua imagem comprometida e, consequentemente, perder a credibilidade e a confiança dos consumidores.

A função do Analista de Mídias Sociais tem se mostrado cada vez mais de extrema importância, já que os resultados das ações online e offline são fundamentais para definir as estratégias mais indicadas para cada empresa.