O inbound marketing tem sido o método mais efetivo para fazer negócios on-line – não por acaso, o formato é considerado o marketing da ‘era digital’.

A técnica utiliza o marketing de conteúdo como pilar para divulgar – em blogs, newsletters, mídias sociais e outros meios na internet – materiais que esclarecem dúvidas e suprem as necessidades do consumidor.

Alinhar o conteúdo com o interesse do público-alvo faz com que o marketing deixe de ser intrusivo e se torne útil e relevante. É dessa forma que o inbound prospecta leads certeiros e fideliza usuários.

Os conteúdos são divulgados de acordo com o seu grau de complexidade – do mais simples ao mais específico. Essa estratégia amadurece o interesse do consumidor e tem o poder de transformar um simples visitante em um potencial comprador.

No inbound, existe um ‘funil’ pelo qual passa o consumidor e o classifica como um visitante, lead, cliente e divulgador. Cada etapa deste ciclo de venda possui estratégias que trabalham para que ‘desconhecidos’ ganhem maturidade o suficiente para, não apenas consumir a marca, mas promover o negócio!

inbound_funil

A seguir, conheça cinco atributos especiais da metodologia:

  • Foco em conversão: todas as estratégias do inbound marketing levam a um objetivo comum: alavancar leads qualificados para a empresa. 
  • Aumento de autoridade: o método estreita o relacionamento com o consumidor por meio do conteúdo e conquista pessoas com interesse real na marca.
  • É quantificável e multicanal: permite mensurar, qualificar e avaliar os usuários impactados pelo inbound, de acordo com a ferramenta utilizada. (Para saber mais sobre relatórios e métricas, clique aqui). 
  • Ensina indecisos a comprar: o inbound está integrado a softwares de CRM, que monitoram o comportamento do público sobre uma determinada ação de marketing. Isso dá suporte para estratégias que impulsionam o interesse do usuário em um produto ou serviço, além de poupar energia da equipe comercial na busca por novos leads. 
  • Relação entre custo e benefício: o sucesso dos resultados de venda e financeiros equilibram o investimento em inbound, que se torna uma excelente alternativa em comparação com outras formas de publicidade.

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