Muitas empresas se dedicam na criação de um site/blog, mas posteriormente não utilizam de estratégias para atrair o usuário.  Assim, a ideia de início, que era de deixar a marca mais conhecida e estimular as vendas acaba não funcionando.

No desenvolvimento dessas páginas e na posterior produção de conteúdo, é muito comum ocorrer falhas que não favorecem as posições dos buscadores. Identificar e reparar esses erros possibilita melhorar a posição e, consequentemente, aumentar o tráfego oriundo dos buscadores (Google, Yahoo e Bing).

Esses erros podem ocorrer por meio dos profissionais envolvidos no projeto, seja na parte de criação ou atualização dessas páginas, mas ajustes podem ser realizados e com isso os resultados ainda podem ser alcançados.

A Agência Sawi avaliou alguns erros em SEO que impedem seu site ou blog de estar na primeira página do Google. Confira abaixo:

 

1 – Meta Description inadequada

A meta description nada mais é do que aquele resumo que aparece na página de resultados dos buscadores. Ela não influencia diretamente no posicionamento do site/blog, porém uma boa descrição estimula os usuários a clicarem.

Meta Description

 

2 – Não criar títulos adequados

Os títulos dos conteúdos são um dos pontos mais importantes para se alcançar o topo dos buscadores e se nele conter a keyword principal o resultado será ainda mais positivo. Títulos sem estratégias prejudicam excessivamente o posicionamento das páginas e reduzem a taxa de cliques.

3 – Não atentar-se aos interesses do público

Algumas palavras-chave ou até mesmo temas possuem um volume de buscas muito baixo, e com toda certeza gerará pouco tráfego. É preciso ter dentro das páginas palavras-chave relacionadas ao que seu público-alvo realmente procura, mas que esteja também relacionada ao seu negócio. 

4 – Arquitetura da Informação ruim

A arquitetura da informação preza pelos sistemas de navegação, indexação, organização e rotulação de um site, e-commerce ou blog assegurando uma melhor experiência do usuário.

 5 – URLs não otimizadas

Os buscadores utilizam a URL para identificar o conteúdo de um site/blog e a utilização de URLs longas, com palavras-chave que não estão bem posicionadas e separadores inadequados, pode levar a página a um posicionamento ruim. Para isso não ocorrer é necessário utilizar-se de URLs amigáveis, aquelas que só de olhar para o endereço você já sabe qual é o assunto. Veja abaixo exemplo de uma URL não amigável e uma URL amigável:

URL

6 – Conteúdo não indexável pelos buscadores

Arquivos em JavaScript e vídeos são conteúdos atrativos para o site/blog, porém os robôs de busca não conseguem ler textos dentro de imagens e isso faz com que o conteúdo não seja bem indexado. Mas, esses arquivos podem ser transcritos e nomeados corretamente para facilitar o acesso do usuário, e consequentemente aparecer no ranking de vídeos e imagens.

7 – Contar com resultados rápidos

Os resultados não aparecem de imediato, eles levam entre 3 e 6 meses, e podem atingir índices ótimos em até 12 meses, porém a campanha de SEO (Off Page) deve ser feita continuamente, pois atualizações relacionadas aos buscadores e índices dos concorrentes devem ser sempre acompanhados.

8 – Não acompanhar os resultados

Não acompanhar os resultados também é um erro muito comum que ocorre. O processo do marketing digital possui 3 etapas: planejamento, execução e controle. Se esta terceira etapa não existir, pode-se perder a oportunidade de compreender o que tem dado certo ou errado e fazer melhorias. É interessante que no início dos trabalhos se faça uma “fotografia” do cenário atual e com o resultado obtido criar processos de otimização.

9 – Não ter conteúdo relevante

O conteúdo da sua página é um dos itens mais importantes. Um conteúdo não relevante acarreta em menos visitas e consequentemente um número baixo de conversões. Conquistar a relevância do site/blog nos buscadores é a chave principal, pois quanto maior for a relevância da busca com os resultados exibidos, maior a probabilidade do resultado ser a resposta que os usuários procuram.

10 – Sites Lentos (Performance)

Se deparar com um site/blog que possui um carregamento extremamente demorado, com imagens pesadas, itens não otimizados, não é nada agradável, por isso, sites rápidos é uma das exigências dos buscadores. Uma boa performance garante a rapidez da página e atende a expectativa do usuário.

 

Gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato e não deixe de acompanhar o blog da Agência Sawi e ficar por dentro mundo do Marketing Digital.

Compartilhe

Posts Relacionados